5 centímetros por segundo

by - junho 04, 2013

                         
Acho que vocês já percebam que na maioria das minhas postagens contém gifs mostrando folhas de sakuras voando. Esses gifs foram feitos aparti de cenas do filme 5 centímetros por segundo
Eu já devia ter feito esse post a muito tempo, pois esse é um dos meus filmes preferidos de animação japonesa!

~Ele faz chorar mesmo!

Aí vai um resumo bakana sobre ele!
— Eles dizem que é cinco centímetros por segundo.
— Do que você está falando?
— A velocidade com que uma flor de cerejeira cai… cinco centímetros por segundo. 



A História
5 centimetros por segundo conta, em três partes, acontecimentos da vida de Toono Takaki. Na primeira parte, Oukashou (Flor de Cerejeira, em japonês), Takaki, então com 13 anos, está indo visitar sua amiga, Shinohara Akari, que se mudou no ano anterior, para avisar que ele é quem estaria se mudando agora, para uma cidade bem longe. Descobrimos que além de muito amigos, eles sentem algo a mais um pelo outro. Ao se despedirem, o voto de nunca se esquecerem um do outro é feito. Na segunda parte, Kosumonauto (Cosmonauta, em japonês), Takaki agora já está com uns 18 anos e há muito adaptado à nova escola. Acompanhamos então a jornada de Sumida Kanae, uma colega de classe que está apaixonada por ele, rumo à arranjar forças para se confessar. Acaba que ela percebe que Takagi não está interessado nela… ele está sempre “olhando para algo além dela” e, mesmo ainda apaixonada, decide não se confessar. Na terceira e última parte, Byousoku 5 senchimeetoru (5 centímetros por segundo, em japonês), Takaki, já um adulto formado, programador em Tóquio, ainda luta contra sua busca por Akari. Sua vida já foi muito prejudicada por isso, ele já largou outras meninas, está frustrado em seu trabalho. Acaba que em um relance na rua, ele passa por Akari ao atravessar os trilhos de um trem que está quase a passar. Ao se virar para ver se era realmente ela, o trem passa e mesmo ele tendo esperado, Akari seguiu em frente.

Esse filme tem praticamente três personagens: Takaki, Akari e Kanae. Sua trama segue uma linha cronológica simples. Sua narrativa é aparentemente muito direta. Os, já poucos, personagens não são tão desenvolvidos quanto estamos acostumados para filmes do gênero. Durante os 60min de filme, o espectador acompanha o personagem principal) sem muito se questionar. Esse próprio tempo de duração é mais um aspecto da simplicidade de 5 centímetros por segundo.
Porém, não se engane. Essa aparente simplicidade faz parte de todo o sentido metafórico que o autor quer nos passar.

É engraçado pois você só começa a pensar sobre o que viu algum tempo depois dos créditos finais subirem. Parece que Makoto Shinkai consegue brincar diretamente com a nossa cabeça. A aparente simplicidade aumenta a ideia de efemeridade da vida. Tudo é passageiro… e avida é curta.
E é engraçado ver como o filme deixa claro que Takaki fez a escolha errada. A metáfora dele esperando o trem passar para reencontrar com Akari e quando o trem passa ela não está mais lá pois ela seguiu em frente é certeira. Ela bota o dedo na ferida.

Comentários Finais
Toda essa bagagem é ainda mais engrandecida pela preciosidade técnica da produção. Destaque, visualmente perceptível, para os belíssimos cenários! Obra de arte atrás de obra de arte. Um estilo visual a ser admirado durante toda a duração do filme. A animação também está muito bem feita. Ela não exige muito, mas nem por isso fica desleixada.




Assista o Filme aqui mesmo!



Também tem a música que toca no final, que é muito linda!




One more time,One more chance






You May Also Like

6 Comentários

  1. *----* deve ser muito bom ^^ adorei o nome do filme, deve ser bem kawaii né.
    As vezes as coisas mais simples são as melhores né ^^
    BJS *3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, é super bem feito o filme, os cenários que se passa a históra
      são lindos... Mas ele não tem um final feliz
      é muito triste ;(
      ~~Kissus ;3

      Excluir
  2. ~Yoo ♥

    Eu estava com o nome desse filme pra ver aqui (só que em inglês: 5 Centimeters per Second), ele parece ser lindo e triste também.
    Obrigada por colocar o filme aí *3* Obrigada mesmo.
    ~Ah, e gostei muito da música também.~

    Vou baixar o filme e vê-lo depois ♥

    ~xoxo, Kawaii Desu Ne

    ResponderExcluir
  3. yoo^.^
    Eu amo muito esse filme, mas é bem triste mesmo~~
    obrigada pela visita^^
    ~Kissus;3

    ResponderExcluir
  4. A parecer se bem legal esse filme!!!
    irei ver ele

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença!
Ambos são super importantes para mim.

Kaomojis:
(*´∀`*) (*≧∀≦*) (=´∀`)人(´∀`=) ( ・ ▽ ・)
ヾ(*^▽^*)o, 。・゚゚・(>_<)・゚゚・。 (>ω<;)*(´∀`)ノノ*
(。ゝω・)~♡ ヘ(´∀`ヘ)ヘ (╯°□°)╯•ᴥ• (´・ω・`)