Como fazer onigiri

by - fevereiro 10, 2014

  Hello bolinhos de arroz, como estão queridos? Espero que bem. Hey, o calor aqui hoje ta terrível, sério, nem se eu estivesse sem roupa aguentaria esse calor, tá parecendo um microondas.
  Bem, indo ao tema da postagem, acho que muitos de vocês, assim como eu adoram arroz, e sempre sonharam em fazer seu próprio onigiri, mesmo sabendo que vocês já devem ter visto antes, em algum outro site,  contudo, resolvi trazer uma receita dele.
Ingredientes:

450 g de arroz japonês;
500 ml de água;
1/2 colher de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de vinagre;
Sal a gosto;
5 cm de alga kombu (nori) cortadas em tiras a gosto;
Atum a gosto.

*A alga realça o sabor do onigiri e dá liga ao arroz (mas nunca uso isso quando faço "onigiri" pra mim.

Como fazer:

Lave bem o arroz até que a água fique quase transparente, mas sem quebrar os grãos. Deixe-o descansar por 30 minutos na peneira, submerso em água de forma que essa ultrapasse um dedo a superfície do arroz, para que fique bem hidratado.

Transfira para uma panela alta o arroz lavado e a água (de preferência panela anti-aderente), e deixe em fogo forte até ferver. Pode-se utilizar também uma panela de pedra-sabão: o resultado é surpreendente. No caso da panela de pedra, o fogo deve ser forte nos primeiros 10 a 15 minutos (dependendo da sua espessura).

Desligue e deixe tampado por 10 minutos. Nao se esqueça de que, se o arroz for novo, deve-se reduzir a quantidade de água em 30 a 40 ml. Se o arroz estiver meio velho, coloque 1 colher (chá) de óleo neutro (canola, arroz, semente de uva): ele dará liga e brilho ao arroz ressecado.

Retire o arroz da panela, evitando a porção que grudou no fundo (se houver). Os onigiri devem ser moldados ainda mornos). Preencha ½ xícara (chá) de arroz cozido. Faça uma cova ao centro e coloque o recheio a seu gosto (umeboshi, atum, salmão salgado grelhado, lascas de bonito seco, ovas de salmão ou caviar). Molhe as mãos com uma mistura de: 1 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de sal

O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos

Faça bolinhos redondos ou triangulares: forme cones com as mãos e aperte o arroz. Pode-se enrolar os onigiris com um retângulo de nori (alga), folhas cozidas ou cobrir com gergelim torrado (as folhas de nori são cortadas com tesoura o que permite usar a imaginação na hora de decorar seu onigiri)

Recheios

A ameixa umeboshi deve ser colocada dentro do bolinho sem a semente. (Dependendo do tamanho, ela deve ser colocada inteira ou pela metade.) O atum em lata deve ser misturado com maionese até que fique cremoso, e temperado com shoyu e um pouquinho de suco de limão.

Já o salmão deve ser em filés, com a pele, e levemente salgado. Deixe-o secar na geladeira, embrulhado em papel-absorvente e sem filme, para perder a umidade. Deixe por 1 noite e, no dia seguinte, grelhe o peixe. Retire espinhas e pele, leve ao fogo e, com uma espátula, esmigalhe e seque. Tempere com saquê e um pouquinho de shoyu. Lascas de bonito seco (okaka): coloque em 1 xícara (chá) as lascas de bonito e tempere com shoyu e gergelim torrado. Ovas de salmão: deixe de molho por 1 noite 2 colheres (sopa) de ovas de salmão temperadas com 1 colher (sopa) de saquê e ½ colher (café) de shoyu.

Umeshiso: pique 3 umeboshi sem sementes e misture a 5 folhas de shiso (cortado fininho) e 1 colher (sopa) de gergelim torrado.

Congelando onigiri:

Arroz congela muito bem, e você pode congelar os onigiris prontinhos, inclusive com recheio, para ter só o trabalho de descongelar na hora de montar o bentô. O truque é, tanto para o onigiri quanto para porções individuais de arroz, embalar ainda quente para manter a umidade. Quando faço onigiri, geralmente faço em grande quantidade pra congelar, e organizo a linha de produção para já fazer e embalar antes que esfriem. Embrulho em papel filme, como está na foto.


Créditos e fontes de pesquisa: 
http://culturanikkey.com.br/
http://www.brasilbento.com.br/
http://www.nihongobrasil.com.br/

You May Also Like

8 Comentários

  1. Eu sempre quis fazer onigiri mas eu tenho preguiça ç3ç preguiça de fazer, preguiça de procurar uma receita... Mas agora eu tenho a ti u.u obrigada haushaushauhsua, adorei a receita, agora sim - quem sabe - eu crio coragem pra fazer onigiri?

    Kate Quer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs da um bom trabalho mesmo, e o meu nunca ficou gostoso -q
      Espero que se fizer, fique uma delícia ^--^

      ~kiss

      Excluir
  2. Cara, eu amo Onigiri, tipo MUITO (na verdade eu amo cultura asiática),meu favicon é um onigiri, eu tenho chaveiro de onigiri. O ruim aqui no Brasil é que quando agente compra pronto, a receita nunca sai como é lá no Japão, nunca sai no modo de preparo original, no Japão o preparo é outro, acho que eles são mais perfeccionistas. Seguindo >3< .

    www.wh-asia.net

    ResponderExcluir
  3. Gaby-chan!
    Adoro onigiri, não sabia que tinha tanto detalhe para fazer onigiri. Deve ficar uma delícia! *¬*

    Kiss
    tsuki-no-shita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Gaby... Uma vez eu tentei fazer um kkkkk, alem de ter ficado com uma aparência assustadora kkk, ficou com um gosto muito exótico, nem minha cachorrinha quis comer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Ate agora n entendo, porque eu segui direitinho a receita kkkk.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. *OO* marquei isso aqui até nos favoritos kkkkkkk
    Só que é claro se eu for fazer um eu não vou deixar a minha irmã fazer , pois ela é desastrada na cozinha UHSUSH '

    *---* nossa ,eu vou ter que fazer um onigiri , kkkkkkk se minha irmã aceitar a ideia de fazer um eu te aviso daí kkkkkkkk '

    *3* estou com inspiração agora pra fazer kkkkkkkk , só to com medo de que saia uma porcaria e.e

    Amei a receita U3U
    Beijinhooos *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei cozinhar ABSOLUTAMENTE NADA e morro de vergonha disso, mas sempre fui muito ocupada para aprender. Mas onigiris são tão bonitinhos, que acho que assim que começar a aprender, farei alguns. E assim posso começar a criar obentos! >.< Ah, e não sei se já disse, mas acho que os layouts do NR são ainda mais bonitos que os do GQCA.

    P.S - não, isto não é graxa ;)

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelo post! E para descongelar, qual melhor maneira para o bolinho continuar inteiro e gostoso?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença!
Ambos são super importantes para mim.

Kaomojis:
(*´∀`*) (*≧∀≦*) (=´∀`)人(´∀`=) ( ・ ▽ ・)
ヾ(*^▽^*)o, 。・゚゚・(>_<)・゚゚・。 (>ω<;)*(´∀`)ノノ*
(。ゝω・)~♡ ヘ(´∀`ヘ)ヘ (╯°□°)╯•ᴥ• (´・ω・`)